Categorias
Sem categoria

Introdução às normas de ABNT

O que digo nesse vídeo serve tanto para normas de ABNT, como Vancouver, APA…

Não importa qual seja a regra, vai ter que obedecer alguma.

Se você está escrevendo um trabalho acadêmico, vai ter que utilizar alguma regra/norma de referência. A regra depende da instituição a qual está vinculado. No Brasil, de modo geral, a da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a mais utilizada, embora o pessoal de saúde use mais Vancouver. 

Como disse antes, usar normas de ABNT é um pouco chato. Tem muitos detalhes, maiúsculas, minúsculas, virgulas, pontos, negrito, sem negrito…

A quantidade de detalhes e de passos tornam o uso exigente e cuidadoso, e elas são fundamentais para o trabalho. Não pode errar! Ou seja, não dê chance para receber esse tipo de crítica.

Tem professor, tem banca, que vai ficar atendo, olhando e corrigindo os detalhes, tais com pontos, virgulas, etc…

Quem não consegue pensar ou falar sobre conteúdo, não consegue orientar o aluno, muitas vezes fica preso à forma. Por isso, mais uma vez, não dê oportunidade para ser corrigido em normas de ABNT.

Embora importante, ABNT não é o trabalho. Tem gente que fica tão preocupada com ABNT, que parece que isso é a coisa principal da pesquisa. Não é! É a parte formal!

Embora não seja possível separar forma e conteúdo, é mais fácil – nesse caso – cuidar da forma do que do conteúdo.

Por isso, o jeito mais fácil de utilizar ABNT que encontrei é por meio do “Mecanismo On-line para Referências” – MORE. É um site da Universidade Federal de Santa Catarina. Entre no site, se cadastre gratuitamente, aprenda a usar, e, assim, resolva os seus problemas com a ABNT. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *