Categorias
Sem categoria

Levantamento Bibliográfico

20131029_livros_115791277

Toda pesquisa precisa de Levantamento Bibliográfico, ou seja; procurar o máximo de material possível sobre o seu Tema. Quanto mais tiver, melhor; e assim vai poder escolher. Levantamento não é necessariamente ler, mas é mais a atividade de procurar. 

No início, meio ou fim do trabalho de pesquisa, a gente sempre precisa estar atendo para materiais que possam nos ajudar; sejam livros, artigos, sites, revistas… 

Esta regra é simples, pois se não ler, não escreve. Só conseguimos pensar, elaborar e escrever a partir de um material prévio que tenhamos estudado. Portanto, tem que procurar material para que possa desenvolver sua pesquisa. 

Para procurar bibliografia eu ainda acho que o Google Acadêmico é a melhor ferramenta. Se você tiver acesso ao Portal de Periódicos da Capes, melhor. Mas use o Google para procurar e ele vai indicar se está no Portal. 

No filme abaixo eu explico ‘muito basicamente’ como usar o Google Acadêmico, mas é necessário mexer, fuçar, para aprender os recursos. Se tiver conta no gmail, poderá salvar a sua pesquisa.

É preciso pensar nas palavras-chave da pesquisa. E, quanto mais palavras colocar na busca, menos material virá. Mas o que virá será mais adequado e direcionado ao seu tema.

Outra forma de fazer Levantamento é lendo as bibliografias dos textos e livros que, especialmente, mais gostar. Como já disse, bibliografias são caderninhos de endereço. E, mais. Pode ver quais autores são citados, quais repetem, e quais sempre são citados. Ou seja, se tem um autor que aparece sempre, ele é obrigatório e vai ter que ler. Se todo mundo cita, vai ter que citar, pois é referência na área de saber

E uma bibliografia leva a outra, que leva a outra….

Mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *